É o Sport Clube do Recife, é o Clube Náutico Capibaribe ou o Santa Cruz Futebol Clube? Clubes centenários fundados no Recife fazem a alegria e tristeza de muitos torcedores apaixonados pelo seu time. Facilmente identificados embora em suas bandeiras e uniforme o vermelho esteja presente cada um tem suas cores que fazem a distinção entre si e entre a torcida.
Vermelho e preto acompanhado de um Leão é o Sport Clube do Recife;
Vermelho e branco acompanhado de um Timbu é o Clube Náutico Capibaribe
Vermelho, preto e branco acompanhado da Cobra Coral é o Santa Cruz Futebol Clube.
Fundado em 07 de abril de 1901, sua histórica data de 1897, pois o esporte que deu origem ao clube foi o remo, relata-se que a união entre dois grupos rivais resolveram se unir e fundar o clube. O nome chegou a ser trocado algum tempo depois para RECREIO FLUVIAL, como não agradou voltou a ser CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, como se chama até hoje. O futebol só chega ao clube em 1909, pois, não era de interesse do clube, mas para que não houvesse desentendimentos internos, os jogos aconteciam apenas nos domingos, no Campo Santana, no bairro do Derby.
Em 1914, ano da fundação do Santa Cruz Futebol Clube, foi criada a Liga Recifense de futebol, embora o Náutico já praticasse o esporte não participou da mesma embora o futebol já fizesse parte das suas atividades desde 1909, porque seus jogadores procuraram ingressar em outros clubes da cidade, a evasão foi grande fazendo com que o time não participasse da competição. O clube pernambucano que ganhou a competição foi o “João de Barros”, que atualmente se chama América Futebol Clube. Já no ano seguinte, em 1915 é fundada a Liga Esportiva Pernambucana, onde o Náutico se filiou, consolidando, assim, a prática do futebol, diante desta realidade ocorreu o retorno dos jogadores, mas para ser campeão demorou muito tempo, isso só ocorreu em 1934 quando já estavam na fase do profissionalismo. O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro de mesmo nome. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 19.800 mil torcecores sentados.
Em 13 de maio de 1905 é fundado o Sport Clube do Recife, um certo Leão vem rugir nas terras recifenses. O pernambucano Guilherme de Aquino Fonseca após passar uma temporada na Inglaterra, veio totalmente encantado com o esporte praticado na Terra da Rainha e assim resolve juntamente com alguns amigos fundar o Sport Clube do Recife.
Sua sede é localizada na Praça da Bandeira, no bairro chamado Ilha do Retiro, no Recife. Com uma estrutura possui que quadras de tênis, basquete, vôlei, handebol, hóquei entre outros esportes. Há um parque aquático, e um centro de treinamento de futebol para os rubro-negros: o estádio leva o nome de Adelmar da Costa Carvalho, mas é conhecido por de Ilha do Retiro, a casa de todo Rubro-Negro.
O primeiro Título do Sport Clube do Recife veio em 1916 quando disputava pela primeira vez o Campeonato Pernambucano. Chegaram à final deste campeonato o Sport e o Santa Cruz Futebol Clube, o Sport atinge o placar de 4X1 o Sport, com gols de Mota (2), Asdrúbal e Vasconcelos, que integravam a seguinte escalação Time do Sport: Cavalcanti, Briant e Paulino; Town, Robson e Smerthurst; Asdrúbal, Mota, Anagam, Vasconcelos e Smith.
O maior estádio de futebol do estado de Pernambuco pertence ao Santa Cruz Futebol Clube, fundado em 03 de fevereiro de 1914.
Um grupo de 11 meninos recifenses têm uma idéia e batizam um time de futebol: idéia do nome "Santa Cruz" surgiu em homenagem ao pátio da Igreja de Santa Cruz, onde, este grupo de jovens, com idades entre 14 e 16 anos, costumava jogar futebol, pois, naquela época não existiam campos para esta prática esportiva de maneira amadora, era o começo do futebol em Recife.
Por que o Santa Cruz é tricolor?
O Santa Cruz nasceu alvinegro, ou seja, nas cores branca e preta. A escolha das cores preta e branca é uma representação do ideal do clube: aproximar adeptos de todas as raças, pois até a fundação do Santa Cruz negros e mestiços eram proibidos de fazer parte do elenco de Náutico, Sport e outros times da capital, o Náutico era conhecido “Time aristocrático”. Foi com a presença de Teófilo de Carvalho, jogador mestiço, que ajudou o Santa Cruz ganhar rapidamente popularidade, pois até àquela época, futebol era esporte de branco. Teófilo foi o primeiro jogador mestiço a jogar em um clube de futebol do norte-nordeste. A união entre negros, mestiços e brancos ajudou o Santa Cruz a tornar-se o clube mais popular do nordeste logo nos primeiros anos de vida O TIME DAS MULTIDÕES. Daí, vem a identificação das grandes massas com o time tricolor que até então só possuia duas cores até chegar o vermelho.
E chegou finalmente a cor que faria o Santa Cruz Futebol Clube o Tricolor mais famoso do nordeste: vermelho (encarnado)
Após a sua fundação, o time teve sua vida complicada por algumas entidades. Proibido de adotar apenas duas cores , pois alegava a Federação Pernambucana de Futebol que já havia outro time com estas cores, não poderia existir dois times com o mesmo padrão. Diante desta realidade o Santa Cruz não abriu mão das cores originais do seu símbolo e inclui uma terceira cor, o Vermelho (encarnado), que só fez com que o ideal de união de cores, raças e classe sociais se fundissem em uma só bandeira: a tricolor do SANTA CRUZ. Estas três cores representam a raça brasileira composta por índios, brancos e negros.
O primeiro adversário oficial do Time das Multidões, foi o Rio Negro, na campina do Derby, onde razoável público foi assistir ao jogo do "time dos meninos". O Santa Cruz, apesar de acostumado a jogar somente nas ruas, não estranhou o campo e conseguiu uma facil vitória pelo placar de 7 X 0. A escalação era de : Waldemar Monteiro; Abelardo Costa e Humberto Barreto; Raimundo Diniz, Osvaldo Ramos e José Bonfim; Quintino Miranda, Sílvio Machado, José Vieira, Augusto Ramos e Osvaldo Ferreira.
Situado na Avenida Beberibe, no bairro do Arruda, o Santa Cruz é o dono do único estádio capaz de abrigar mais de 100.000 pessoas no Estado de Pernambuco, o Santa Cruz adquiriu seu terreno através de uma doação realizada pelo então prefeito do Recife, José do Rego Maciel, que hoje empresta seu nome ao estádio, em 1954 começou a ser construído o que hoje se chama de Repúblicas Independentes do Arruda.
Construído com suor, sangue e lágrimas dos torcedores o Santa cruz possui uma das mais interessantes histórias do futebol brasileiro, quiçá do mundo, pois o amor da torcida pelo seu time é tão grande que chega a impressionar, na época da construção mutirõs eram feitos e as pessoas levavam todo tipo de material de construção, para a construção da sua segunda casa. Um fato como este nunca fora visto na história do futebol. Relata-se que o Colosso do Arruda, como muitos torcedores chamam, é o quarto maior estádio de domínio particuluar do mundo.
Tati Gomes
02/01/2010
Visite o site oficial de cada time
http://www.nautico-pe.com.br/
http://www.sportrecife.com.br/
http://www.coralnet.com.br/
http://www.sportrecife.com.br/
http://www.coralnet.com.br/
3 comentários:
Ótimo post!!
Ah! e qual o meu time?
O 2º na escala cronológica, mas o 1º no coração dos pernambucanos espalhados pelo Brasil e Pelo mundo. Sport Club do Recife
Você está de Parabéns, pelo Blog!!!!!
qual meu time? meu time é aquele que tem o bravo LEÃO como mascote. que como todo gato, caí, mas caí de pé. orgulhoso das cores do pavilhão VERMELHO & O PRETO. SPORT CLUB DO RECIFE, de tantas glorias e titulos. somos tetra, com a graça de Deus seremos penta. te amo SPORT CLUB DO RECIFE. as cores, o pavilhão, a nação... e como diz o hino: SPORT, SPORT UMA RAZÃO PARA VIVER....
parabens galega, por mais essa sacada. bjus
sim PELO SPORT NADA? TUDO!!!! ENTÃO COMO É, COMO VAI SER E PARA SEMPRE SERÁ: CAZÁ, CAZÁ, CAZÁ, CAZÁ, CAZÁ.. A TURMA É MESMO BOA É MESMO DA FUZACA: SPORT, SPORT, SPORT!!!!!!!!!!!!!!!! HEHEHE bjussss
Postar um comentário