sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Baile que emdenda a noite com o dia...


Baile que emdenda a noite com o dia: o baile do menino deus nunca termina sempre principia...

Um Auto de Natal Pernambucano, um Natal bem nordestino, de acordo com a nossa realidade, nada de neve, trenó, rennas, papai noel, nada que lembre essa "universalização de símbolos"

Sob a direção de Ronaldo Correia de Brito, que foi criado em 1983. A identificação do nordestino, em particular o pernambucano com suas raizes, mostram o quanto nós somos apegados verdadeiramente a nossas raizes, embora muitas vezes a mídia tente padronizar tudo em todos os aspectos. A princípio era uma simples montagem apresentada em escolas  públicas e particulares, e nas ruas e praças, e em diversos locais onde haviam grupos de pessoas reunidas.

O Baile do Menino Deus, que hoje é apresentado em umm grandioso palco já foi muitas vezes apresentado em salas apertadas usando do improviso típico do teatro. E qual seria o público alvo? Todos!!! Todos de todas as idades e classes sociais, afinal se o Cristo é a personificação do Deus, cada um de nós temos algo Dele.

A Cidade do Recife, juntamente com grandes parceiros levam à  praça do Marco Zero da cidade, de maneira gratuita , levando um encantamento que simplesmente apaixona. Eu, particularmente fui pela primeira vez ano passado, e simplesmente achei que este é o verdadeiro Natal Pernambucano, com todos elementos da nossa cultura. Um Jesus brasileiro, que é reverenciado com frevo, maracatu, caboclinho, e até a sanfona de Dudu do Acordeon (este ano). Um elenco impecável, um espetáculo da mais alta qualidade, tivemos a prsença de três grandes cantores como solistas que fizeram maravilhosamente seus papeis, são eles: Isadora Melo, Irah Caldeira e Silvério Pessoa.




Que venha o baile de 2010, parabéns à equipe que nos proporcionou mais um ano do mais belo e nordestino natal pernambucano.

Tati Gomes

"O baile que celebra a vida: Queremos fazer um baile que emende a noite no dia, pois quando nasce um meninorenasce toda alegria" - diz o Mateus. E o Menino a quem se deseja louvar é símbolo de todas as crianças."




2 comentários:

Unknown disse...

Linda cultura, continuem enriquecendo nosso grandioso Brasil com essa cultura tão linda. E exporte-a para outras paragens "cultura made in Pernambuco".

Kassandra disse...

Realmente esse é o nosso conto natalino. Em que outro lugar encontramos uma regionalização assim? Só Pernambuco mesmo e estamos de parabéns por isso.
Que venha 2010!