segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Casa da Cultura de Pernambuco


Durante 118 anos, o pédio que hoje abriga a Casa da Cultura de Pernambuco funcionou como cadeia, era então conhecida como Casa de Detenção. Fora construída em 1850 através do projeto do engenheiro Mamede Alves Ferreira, na época ocupava o cargo de Secretário de Obras Públicas de Pernambuco. Além deste, Mamede projetou de mais dois prédio históricos importantes para nossa arquitetura local tombados: o Ginásio Pernambucano,  e o Hospital Pedro II, que está em obras de resvitalização.

"A nova Casa de Detenção do Recife, com 8400 m² de área construída e 6000 m² de pátio externo terminou de ser construída em 1867 e seu projeto foi concebido segundo o modelo de penitenciária mais moderno existente na época, na França. Seguindo essa lógica, o edifício, inaugurado em 1855, apresenta o formato de cruz, e é composto por quatro raios correspondestes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula metálica – o Mirante."

"Curiosamente, conta-se que naquela época não havia tanto temor em relação aos presos, que, pela centralidade em que se encontrava o presídio, participavam ativamente do cotidiano da cidade através de um trabalho social de reintegração. Havia uma preocupação com a inserção da instituição na vida social do bairro e até da cidade, inclusive conta-se que o melhor pão da região era aquele produzido pelas mãos dos detentos na panificadora do presídio. E os pentes de chifre e as coleções de jogo de botão fabricados ali tinham fama pela sua qualidade. Além disso, o primeiro estandarte do Vassourinhas foi bordado também dentro do presídio. Tudo isso sem falar que os detentos ainda formavam times de futebol e tinham uma biblioteca à sua disposição."


Em 1980 a FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico Artístico de Pernambuco, tomba o prédio, mas anos antes, em 1963, o então chefe da Casa Civil do Estado, Francisco Brennand, imaginou que aquele local, que seria uma boa escolha para reunir toda a produção artístico-cultural de Pernambuco.  Essa idéia só pode ser concretizada quando ocorreu uma superlotação de 8 presos por cela, onde só poderima ser abrigados 3.
Em 1973, o entoa governador Eraldo Gueiros Leite, decide fechar a Casa de Detenção e constrói outrs penitenciárias no estado, tirando assim esta função do prédio do engenheiro Mamede Alves Ferreira. A maioroa dos presos foram enviados para o Presídio Agrícola de Itamaracá.

"Foram necessários estudos para adaptar a antiga Casa de Detenção às suas novas funções, ficando o projeto para restauração do antigo complexo neoclássico sob a responsabilidade da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e Jorge Martins Junior e a restauração e o aparelhamento a cargo da Fundarpe. Três anos após o fechamento da Casa de Detenção, em 14 de abril de 1976, a Casa da Cultura foi inaugurada."

As antigas celas - que também abrigaram personalidades como: Antonio Silvino, Gregório Bezerra, Paulo Cavalcanti, Graciliano Ramos, entre outros - foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes – apenas uma, no raio leste, permanece exatamente como foi deixada pelos presos.
O pátio externo além de ter sido transformado em uma área para shows e manifestações populares e folclóricas também possui uma praça de alimentação a qual oferece as iguarias típicas da região: pamonha, canjica, tapioca, acarajé, água de coco, entre outras.
A cultura gastronômica ainda tem seu espaço em um restaurante no raio sul que serve os principais pratos da culinária regional: charque, arrumadinho, buchada, tapioca, comidas de milho entre outros.
O maior Centro da Cultura e Arte Pernambucana abriga a produção de 149 municípios com um imensa vairedade de produtostipicamente regionais e sala de pesquisa e cursos diversos, Teatro, Concha Acústica e Anfiteatro externo, além do Museu do Frevo e ainda várias entidades culturais como o Balé Popular do Recife, a Associação dos Lojistas da Casa da Cultura, Federação de Teatro de Pernambuco, Associação de Capoeira, entre outras, têm suas sedes instaladas na Casa.

Quer respirar Arte e Cultura Pernambucana,
então passa lá, a casa é da cultura, logo é nossa!!!




Rua Floriano Peixoto, s/nº - Santo Antonio - Recife - PE

Fones:
+55 81 3224.0557
3224.4017
3224.9963
8813.3390

Nenhum comentário: