sábado, 12 de dezembro de 2009

Xico Bizerra: um pernambucano lá do Crato ou um cratense de Pernambuco?


Lembro perfeitamente da primeira vez que ouvi falar em Xico Bizerra...
era uma manhã de terça-feira, creio que em julho de 2007. Uma pessoa muito especial para mim, cujo nome acho desnecessário citar, me mostra umas capas de cd, eu olhei sem dá muita importância e perguntei, quem é este cantor? A resposta veio de imediato: Xico Bizerra o único com "X" no [chico] único com "I" no [Bezerra], grande poeta. Respondo: Não conheço...


Daí me fora cantada, por sinal muito mal cantada (brincadeira) SE TU QUISER  e o cd era o Forroboxote 2

não entendi muita coisa não, pois o "cantor" não era dos melhores (brindeira), foi aí que o dito cantor coloca o cd para tocar, aí facilitou muito, pois embora também não conhecesse o trabalho de Cléo Dantas, eu já conhecia a música mas não sabia quem era o compositor. e "percebi" que ele é poeta e compositor, e não cantor como eu havia pensado...
Foi nesta mesma manhã que vi também pela primeira vez uma foto dele, confesso, que a foto não era das melhores, daquelas que a gente sai com cara de fim de festa total...

Curiosa como sou, procurei saber um pouco mais sobre quem é esse poeta e seu trabalho... amei!!!
Conheci o famoso Xico Bizerra no camarim do Pátio de São Pedro no mês de Setembro de 2007, já no fim da festa ehehehehe!!! a mesma cara da foto...
trocamos umas duas ou três palavras, afinal eu não tinha assunto para prosear com o Grande Xico Bizerra, que acabara de conhecer...
E também como Recife só tem 15 pessoas e todas as 15 se conhecem, o pai de uma amiga, já tocou em um dos trabalhos de Xico, o Nico di Pádua...
Até então eu não tinha nenuma proximidade com a arte dele, mas a cada música, que ouço interpretada por grandes nomes da nossa terra, me fazem pensar que a semente que Gonzaga Plantou sempre vai dar bons frutos de insporação, sem contar que o poeta não se faz, se nasce, nunca ouvi falar em curso de poesia...
Fora isso tudo esta grande odisséia passei a ouvir com mais freqüencia o programa FORRÓ E AÍ, na Rádio Folha de Pernambuco, onde Xico apresenta junto com Lina Fernandes. Nunca sei os dias que ele apresenta ao certo, mas todos os dias escuto independente do apresentador que sçao da mais alta competência.

Ainda conheço só "um farelim de nada" da grande arte de Xico e da biografia dele por enquanto, só sei que ele é

Xico Bizerra: um pernambucano lá do Crato ou um cratense de Pernambuco?
grande defensor da nossa cultura e das nossas raizes.


Xico, parabéns pelo seu talento
sempre


Tati Gomes


E quem quiser saber mais sobre ele é só acessar



http://www.forroboxote.mus.br





"Xico Bizerra por ele mesmo"



"Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas ‘oiça' da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão. Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical."








3 comentários:

XICO BIZERRA disse...

menina tati,
obrigadopela generosidade de suas palavrAS. valeu. o bom da vida é que existem pessoas como você.
xêro,

XICO BIZERRA disse...

obrigado pela genmerosidade de suaS PALAVRAS. O BOM DA VIDA E TER AMIGOS COMO VOCÊ.
XÊRO,

Ângela Barreto disse...

Parabéns, linda Tati, pelo excelente espaço que abriu, contribuindo para o reconhecimento do trabalho de artistas como Xico Bezerra, merecedor dos meus maiores aplausos. Adorei ver o destaque que deu ao nosso Rei do Baião, assim como a cantora Irah Caldeira.
Obrigada pelo convite, amiga!!!
Voltarei outras vezes!!!
Ângela Barreto