domingo, 13 de dezembro de 2009

Luiz Gonzaga: 97 anos se em vida estivesse...


Se com vida estivesse, Luiz Gonzaga do Nascimento : "Rei do Baião", "Embaixador Sonoro do Sertão", "Velho Lua", "Gonzagão" entre tantos outros ajdetivos que se faz ralação direta a ele, completaria hoje 97 anos. Nascido no dia 13 de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco.

A sua obra é tão vasta, que ainda hoje temos muito a descobrir, pois um fato curioso é que Luiz Gonzaga tocava valsa no início da carreira. A importância incomensurável do Gonzagão tem que ser lembrada a cada instante quanto se fala em cultura popular brasileira.

Sinônimo da autenticidade da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no brasil inteiro. Ficou consagrado mundialmente pelo BAIÃO. A canção que é sinônimo direto do Rei do Baião e de sua carreira é Asa Branca, composta em 1947, juntamente com Humberto Teixeira.

Luiz Gonzaga sofria de osteoporose. Faleceu no dia 02 de agosto de 1989, vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, em Recife. Foi velado em Juazeiro do Norte e sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca.

Hoje, presto minha homenagem àquele que fez com que o nordeste fosse respeitado e que não tinha vergonha de ser matuto, aquele que não se corrompeu jamais pela mídia, mostou como dizia outro grande artista do nosso imenso nordeste:


“Só resisti porque nasci num pé-de-serra



e quem vem da minha terra resistência é profissão


e NORDESTINO ‘é madeira de dá em doido’


Que a vida enverga e não consegue quebrar não”


(Accioly Neto)


O homem da Sanfona branca e do chapéu de coudo está sim entre nós em meio à sua grande obra deixada como herança, o aniverário "é" seria dele hoje, mas o presente é de todos nós apaixonados defensores da cultura, e o maior presentes que nós gonzagueandos temos para dar a ele não só hoje, mas em todos os dias do ano é a verdadeira preservação do patrimônio que ele nos deixou.

Parabéns Gonzaga
e Parabéns a nós pernambucanos por termos sido privilegiadoos com um conterrâneo ilustre e de uma imensidão e talento!!!


Tati Gomes





Nenhum comentário: