sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Forró Culé de Xá



Olá, informo a todos que lerem esta postagem que este texto não é de minha autoria, foi retirado do perfil do orkut da banda:
CD da banda FORRÓ CULÉ DE XÁ para download
http://www.4shared.com/file/133977125/379fe076/CD_FORR_CUL_DE_X__-_ENCONTRO_A_BEIRA_MAR.html
TWITTER DA BANDA
http://twitter.com/forroculedexa





Nasceu de estudantes universitários pernambucanos apaixonados pela cultura nordestina, os quais, juntos, sempre buscaram fortalecer o som do nordeste, presente nos aboios entoados pelos vaqueiros do sertão nordestino em seu duro ofício diário e nos versos bem rimados dos repentistas, violeiros, cantadores e poetas. Sejam em sextilhas, septilha, décima ou no martelo, a canção segue nas harmonias de um instrumento chamado acordeom, popularmente conhecido como sanfona. Juntando tudo isso e mais um pouco, como num bom baião de dois, temos um autêntico FORRÓ pé-de-serra, aquele onde se canta o amor; onde se fala das coisas do nordeste, mostrando o que é e como é essa rica região brasileira; onde se mostra a mulher como um ser humano e não como um objeto, numa imagem de carinho, ternura e paixão.


Nós seguimos a vertente original do forró e bebemos nas fontes inesgotáveis de Luiz Gonzaga, Domiguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Azulão, Onildo, Zé Marcolino, Acioli Neto, Zé Dantas, Jacinto Silva, João Silva, Xico Bezerra e também dos contemporâneos Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Flávio Leandro, Anchieta Dali, Geraldinho Lins, Maciel Melo, Jorge de Altinho e muitos outros forrozeiros nordestinos.


O Forró Culé de Xá tem 2 anos de vida em defesa da Cultura Nordestina, tocando muito Xote, Forró, Baião, Xaxado e Galope. Nesses anos de estrada, fizemos apresentações na região metropolitana do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista; em algumas cidades do interior de Pernambuco: Carpina, Gravatá, Paudalho, Caruaru, Chã Grande, Primavera, São Vicente Férrer, na Festa da Banana, evento mais tradicional da cidade que acontece fora da época junina. Alguns shows também foram feitos em João Pessoa, na Paraíba.


Nós que fazemos o Forró Culé de Xá, tentamos lhes propiciar bons momentos ao som de um genuíno forró pé-de-serra, sem esconder suas raízes nem deixar de lado a inovação e a ousadia, comum aos forrozeiros influenciados pelo Rei do Baião. O Nosso trabalho é feito com muito carinho, responsabilidade, organização, respeito e dedicação por todos que compõe a família Forró Culé de Xá.

Nenhum comentário: