sábado, 19 de dezembro de 2009

Festividades de fim de ano


Olá pessoas, hoje não venho aqui escrever algo específico à cultura nordestina, e sim deixar umas reflexõs que venho fazendo ao longo de alguns anos...


Teoricamente NATAL, é o nascimento de JESUS CRISTO, o MESSIAS que veio à terra em forma de homem para nos salvar e que segundo a tradição cristã, sendo mais especificamente a católica ele viveu por 33 anos. Jesus o VERDADEIRO REI DA HUMANIDADE, nasceu em uma manjedoura, acredito que isso seja a maior prova de que o belo não é o rico nem o luxuoso, a simplicidade é o segredo da sofisticação.
Mas, porque eu venho hoje escrever aqui estas linhas?
Quando chega fim de ano parece que as pessoas enlouquesse, aumenta o número de carros e pedestres, as filas são imensas, quanta FUTILIDADE...
Porque tenho a OBRIGAÇÃO de comprar roupas e sapatos novos atendendo aos apelos desesperados dos lojistas? E porque tenho que comer PERU e QUEIJO DO REINO , na "tradicional" CEIA NATALINA? Quantos de nós em nossos mundos individualistas paramos para refletir sobre o que fizemos durante o ano e quem sabe em nossas vidas até onde chegamos?
O Natal é como costuma dizer meu pai, o Professor Aguivaldo Gomes: NATAL É A FESTA DO ESTÔMAGO. Ele tem razão, pois são poucos os que lembram de do DONO DA FESTA.
E o aniversariante onde fica?


Fica aí a reflexão...


E tem também a virada do ano ou como muitos preferem: REVEILLON, é chique usar uma palavra francesa...
Não entendo o porque de tanta futilidade, pois muita ente passa o ano inteiro usando de atitudes despresíveis e porque escutam o estampidos dos fogos ficam "bonzinhos" todos se beijam, se apraçam e desejam que o ano seguinte seja maravilhoso, apenas naquele momento. Não agravando a todos, mas isto é uma realidade.


Tentando entrar um pouco na temática do blog vamos à simbologia "natalina"
Papai Noel?
pelos ensinamentos que tive na Igreja Católica, não me recordo da presença de um senhor de barba branca, extremamente obeso com um saco nas costas...  (aqui no nordeste está mais para o velho do saco, que assustava criancinhas)
Árvore de Natal, eu prefiro um pé de mandacaru enfeitado...
SE O SER HUMANO É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, eu acredito que o JESUS NORDESTINO, do Nordeste Brasileuro seria totalmente diferente destes modelos universalizados pela mídia e pela sociedade de consumo.
Acho tudo isso um festival de besteiras, o verdadeiro Natal e Reveillon está dentro de cada um, no seus mais verdadeiros sentimentos e atitudes.


Não é um "amigo-secreto", uma roupa nova, um abraço frio, por educação que vai mostrar o ESPÍRITO DO NATAL.


O Natal é nascimento no sentido amplo da palavra...
... e esse sentido é AMOR.


Amor não se explica, não se mede, não se troca, não se vende, apenas se sente e se vc sente AMOR, você pode dar...


Tati Gomes


2 comentários:

nilson araujo disse...

É isso aí Tati. Na minha ótica só vejo hipocrisia nestas festividades.

nilson araujo disse...

à propósito, escute a música do poeta Eliezer Setton, que vai ao encontro do seu desejo.
anexo o link
http://www.4shared.com/file/164029355/f92d3bbe/13_Natal_Nordestino.html